Thursday, September 05, 2002

Que vontade de ir à praia... Mas não Camboinhas. Quero ir para a Ilha do Mel. Tem história...


Wednesday, September 04, 2002

Minha prima decidiu viajar pros Estados Unidos. Aproveitou que nossa tia estava indo, se empolgou e, com isso, vão no mesmo vôo. Mas não vão juntas, porque minha prima vai de primeira classe. A diferençazinha de preço é de 7.000 reais...

O Geraldo disse hoje que também não vê nenhuma genialidade no Hemingway. É estranho, às vezes acho que eu deveria apreciar mais essas coisas simples, mas é que Hemingway é simples demais... Não vejo tanto sentido nesse papo de "economia vocabular". Se o objetivo é economizar, então vou escrever um livro de uma página só! Será que vão me achar genial?

Vim no ônibus lendo o livro da Cristina Ferraz. Tenho que reproduzir um trecho aqui:

"No final do prefácio a Genealogia, a 'arte da interpretação' é associada a um processo fisiológico não-humano: a salutar e demorada digestão bovina, que o 'homem moderno' teria completamente desaprendido. Nietzsche sublinha, no fecho dessa passagem, o termo 'ruminação', em alemão Wiederkäuen - no sentido literal, 'mastigar repetidamente' - e, com o tom irônico, bem-humorado, que diversas vezes adota em seus textos, sugere que, para se ler efetivamente um texto, deve-se procurar distanciar-se da 'humanidade', da pressa e do tumulto do mundo moderno para se tentar virar 'quase uma vaca' (beinahe Kuh)..."

Me senti óbvia, mais uma vez. E isso é bom, porque tem gente que diz que não. Aliás, muita gente...

Hoje completo seis meses de TVE. Nossa, nem sei o que pensar. Porque, às vezes, parece que já estou aqui há séculos. Pelo que aprendi, pela evolução de tudo, acho. Mas, ao mesmo tempo, passou voando. Porque aprendi muito em tão pouco tempo.
Lições que não se restringem à vida profissional, mas envolvem relacionamento pessoal, crescimento, entendimento do outro, limites, respeito... Sentia muito isso quando estava no Kibbutz, mas achei que fosse porque lá o objetivo maior era/é esse mesmo, viver de forma diferente, "sharing the Kibbutz way of life", como a Sarah costumava dizer. Mas vi que você aprende a ser gente todos os dias, em qualquer lugar, se quiser.

Tuesday, September 03, 2002

Hoje, de alguma maneira, acordei me sentindo diferente como mulher... Mulher que, como dizia Vinícius, se sabe como mulher...

Querido Newton: acabo de me dar conta de que talvez eu não esteja propriamente contrariando uma de suas leis, porque ela se refere à mecânica clássica. Entenda bem, não que seu pensamento tenha sido ultrapassado, mas a mecânica quântica está aí para dar conta desses casos de massa desprezível. Porque m tende a 0 apesar de a²... Daí a nulidade da minha variante F...

COGITO ORGO SUM!!!!

O magma precisa de resfriamento para, então, constituir-se numa rocha.

A macrocefalia deveria impedir a fagocitose tricúspide.

Contrariando as leis da Física... Newton, às vezes eu te faço revirar no túmulo, não? Uma de suas leis já não é cumprida e há de existir uma reação direta para isso... Só tomara que T < Fg...

Reação longa, como sempre. Mais uma vez surge aquela idéia da que não é átomo, mas são várias moléculas. Porque muitas, múltipla, enfim. Existe uma cisão de fato, e é paupável, só não sei se homolítica ou heterolítica. E é também questão eletrolítica na medida em que uma oxidação provoca uma redução e vice-versa. Resta saber em qual das duas cubas está o maior potencial, que pode ser o de receber ou doar elétrons livres. Oxidar demais acaba desgastando o eletrodo de sacrifício que tem no casco do navio e daí vem o medo do naufrágio, antes mesmo da barca sair...

Cheguei em casa e meu pai avisou que Johnny tinha ligado. Retornei e ele me chamou para jantar. Muita coincidência, eu tava cogitando a possibilidade de ligar para ele há tempos e ainda ontem falei sobre isso.
Minha cabeça está um nó. Fiquei mesmo escutando, um tempão. Deixei ele falar. Até porque, o que eu, sendo tão nova, poderia dizer?
Preciso rever minhas concepções e buscar novos paradigmas. Meu Deus, é muito difícil conviver com as pessoas...

Monday, September 02, 2002

"Hollywood não se importa com arte, e sim com dinheiro, mas tenho a impressão de que o negócio cinematográfico nunca foi tão longe. Em algum momento da história recente os grandes produtores perceberam que seria possível fazer muito dinheiro com cinema. Não o muito dinheiro do passado, mas quantias exorbitantes como US$ 90 milhões, US$ 200 milhões! E o dinheiro virou o porquê exclusivo de se fazer cinema. Hoje, cineastas como Bergman, Kurosawa, Fellini e Antonioni não teriam chance alguma nos Estados Unidos. Um filme estréia nos Estados Unidos na sexta-feira à noite e na segunda pela manhã já fez mais dinheiro do que a obra completa de todos esses cineastas juntos..."

Woody Allen

Retirado de einhahoresh.weblogger.com.br

"Mas o que eu queria dizer é que a autoflagelação, ou a autodestruição, é própria dos seres melhores. Há um momento em que o santo, ou o gênio, ou o herói, ou o craque tem uma brusca saudade da mediania.
O que é a tentação, para o santo, senão o ressentimento? Por um instante, baixa nele um tédio cruel da graça que o ilumina. Ele, então, desejaria ser um burocrata. Trocaria a bem-aventurança pela repartição. Do mesmo modo, um Napoleão, ou um Goethe, ou um Michelangelo há de perguntar, por vezes, a si mesmo: - “Por que é que eu não sou uma besta?”. Foi o que aconteceu com Jean-Paul Sartre em sua recente viagem ao Brasil. Nas suas conferências por estas bandas,ele precisava, de vez em quando, dizer uma série de bobagens tremendas. E assim fazia porque estava farto de ser genial”.

Nelson Rodrigues

Retirado de einhahoresh.weblogger.com.br

Na lista dos livros que quero ler entram agora também Crime e Castigo, Guerra e Paz e O Ser e o Nada.

Sonno stanca... Il fine settimana è stato lungo. Si puó dire che ha cominciato a giovedì.
Ma non sonno stanca solo per questo...
La velocità che le cose possono raggiungere è stupefacente...
Questo è quel che io chiamo realtà dinamica...